Início

Gislaine Martins e Ricardo Sam chegaram à Transamérica em Janeiro de 1997 e sempre trabalharam em horários opostos até que sete anos depois (Fevereiro de 2004), se uniram para apresentar um "mini programa" chamado "Rapidinhas" (nome que hoje é usado em um quadro do 2 em 1), que consistia em notícias do mundo musical com breves comentários dos dois.
Logo, os comentários passaram a ficar sarcásticos e os Apresentadores começaram a "detonar" um com outro, sempre levando pro lado das diferenças entre os sexos.

A Transamérica já tinha tradição em fazer programas com este tipo de conteúdo (discussão de relação, saúde, comportamento, sexualidade) e decidiu-se que os debates sobre relacionamentos iriam tomar conta do horário.

Alguns nomes foram pensados: Gislaine queria "Anormais", Sam sugeriu "De bate boca" (ou Debate boca) e, por fim, o Diretor decidiu acatar idéia da Jornalista Alessandra Romano (hoje atuando em Rádios do Vale do Paraíba).

Em 28 de Fevereiro de 2005, entrou no ar o 2 em 1.

Exceto o formato do Programa, NADA foi combinado. Todos os bordões, o jeito de discutir, as "brigas"... surgiram espontaneamente. Gislaine e Sam nunca pré estabeleceram a maneira de entrar no ar, deixando tudo por conta do inusitado e do improviso.